Bárbaros: Guerreiros de Origem Selvagens vivem em tribos bárbaras distantes da civilização e de tudo que se considere "moderno". Justamente por isso eles não têm refinamento algum, dando espaço a sua grande e famosa força bruta. E aliás não são muito inteligentes.
Gladiadores: O Campo de batalha de um gladiador é a sua grande e brutal arena, ele luta até os gritos agonizantes do seu adversário clamando por misericórdia ou até a sua própria morte.
Mestres no controle da multidão e na arte do combate prolongado, gladiadores são treinados para lutar. Eles treinam para vencer feras selvagens em jogos mortais para a diversão das massas. Eles lutam pela glória, riqueza, prestígio e poder. Eles lutam para sobreviver. Alguns são meros escravos, tendo que lutar e talvez esperar ganhar uma chance de conseguir a liberdade, enquanto outros lutam por vontade própria pela vibração do combate ou pela promessa de riquezas e fama.
Paladinos:São os campeões da Justiça, bondade e Lealdade. Possuem habilidades de combate como a de um guerreiro juntamente com a força de um Berserker, e prestam a devoção aos deuses, obtendo assim o poder necessário para conjurar suas magias(assim como um Clérigo). Mas diferente de um Clérigo um Paladino nunca poderia servir á um Deus maligno.
Swashbuckler: O Swashbuckler ou Espadachim faz a justiça com as próprias mãos, mas sempre com piedade, tem uma imensidão de habilidades com espadas, os espadachins usam de sua sagacidade e agilidade – e uma pitada de loucura – para abrir seu caminho na vida. Suas técnicas de luta, ensinadas por um mestre em esgrima e artes marciais ou aprendidas de forma autodidata costumam surpreender os mais valiosos guerreiros e bárbaros por sua agilidade e eficácia. Um espadachim considera o uso de grandes armas e armaduras um ato primitivo e deveras deselegante; a nova era clama por guerreiros mais refinados do que brutamontes desmiolados e homens-das-cavernas caóticos.
Ant-Paladino/Algoz:Cruel e desleal, nunca se importando com as pessoas em seu caminho. Antigos paladinos podem tornar-se algozes também, o que ocorre comumente após desrespeitarem o seu código de honra. Uma vez que os paladinos são leais, bondosos e justos, algozes são justamente o contrário. Seus poderes passam a ser o oposto à de um paladino. Algozes costumam usar armaduras na maioria de cores negras.Geralmente são as pessoas por trás de carnificinas e guerras, se aliando a assassinos e demônios, sendo o braço direito deles numa guerra.
Lutador:Os Lutadores são mestres em Lutas, são fortes e resistentes em batalhas corpo-a-corpo. Lutadores não podem realizar ataques múltiplos. Apenas lutadores marciais treinados em algum estilo de luta. Mesmo que uma escola permita ataques múltiplos, os lutadores ainda têm de assumir 1 ponto de fadiga por ataque múltiplo posterior ao primeiro.
Caçadores de cabeça:Caçadores, diferente de um Guerreiro não são os heróis da história e nem os vilões; eles fazem a caça por prazer ou lucro diferente do guerreiro que livra o povo de uma besta sem pedir nada em troca da morte da besta.O Caçador consegue rastrear qualquer coisa, por pegadas ou por rastros assim se torna um bom membro para uma equipe, fazendo com quê a mesma chegue rapidamente ao seu objetivo, pois outra qualidade do Caçador é que só raramente eles se perdem em uma floresta. Conseguem montar armadilhas facilmente para pegar algum predador ou até mesmo o seu "almoço e janta".
Normalmente o Caçador utiliza como arma um arco e flecha para caçar as suas pressas, mas a arma não é muito importante para ele desde que ele possa satisfazer seu imenso prazer da caça.
Em Particular existem duas Sub-áreas de caçador que são:
Caçadores de Vampiro:Eles podem ser fracos, criaturas monstruosas que atacam vítimas indefesas em emboscadas noturnas – ou poderosos magos ou clérigos, capazes de controlar cidades inteiras. Vampiros possuem poucas fraquezas, tornado-se praticamente impossível de serem destruídos por pessoas sem conhecimento de seus pontos fracos. O caçador de vampiros é um dos poucos que conhecem esses pontos fracos. O caçador é um aventureiro incomum que viaja o mundo procurando e destruindo vampiros. Não é raro que ele seja caçado por vampiros que temem ser caçados. Como armas os caçadores geralmente usam chicotes laminados e espadas de prata, estacas, água benta, fogo, alho e dentre outras coisas.
Caçadores de Lobisomem:Sobre eles pouco se sabe, apenas que eles levam anos para serem treinados, todos os caçadores de lobisomens tendem a ser vampiros, pois são grandes inimigos dos lobisomens.
Arqueiros:Exímios atiradores no uso do arco, e estão muito além das capacidades de um guerreiro especialista. Sua afinidade e dedicação a um único tipo de arma, torna possível que realizem verdadeiras proezas quando disparam suas flechas. E contrariando as expectativas, arqueiros detestam serem rotulados de meros guerreiros especialistas em arco, pois consideram a sua classe uma classe distinta e com habilidades muito superior as habilidades de um guerreiro no uso do arco.Um arqueiro é um verdadeiro mestre no uso de arco, e nem mesmo um guerreiro muito experiente pode se igualar as suas capacidades. Com seu rigoroso treinamento em combate à distância, um arqueiro consegue enfraquecer seu inimigo, reduzir suas resistências, prejudicar sua capacidade de combate, ou ampliar o dano causado em seu alvo. Sua capacidade de disparar uma grande quantidade de flechas o torna capaz de matar seu inimigo antes que ele consiga se aproximar.A Destreza é a habilidade primordial para um arqueiro, sendo diretamente responsável pelo seu bom desempenho no uso do arco. Uma Constituição alta ajuda a aumentar os pontos de vida do arqueiro. Um alto valor em Sabedoria contribui para aprimorar as suas habilidades especiais.Os elfos e meio-elfos são especialmente inclinados para se tornarem Arqueiros.Os halflings e gnomos costumam escolher essa classe para terem alguma vantagem quando entram em combate. Entre os humanos e meio-orcs os Arqueiros são usados como unidades de apoio, enquanto os Guerreiros avançam. Os anões não gostam dessa classe, por considerarem suas táticas atitudes "covardes". Os arqueiros têm um certo nível de experiência em Acrobacia e Atletismo. Conseguem ser furtivos em lugares como florestas.E são habilidosos na Sobrevivência em floresta que alias é um de seus maiores Ofícios.
Berserkers/Vickings:A Classe Guerreira, é lembrada e cultuada pela sua enorme força e agressividade dentro dos campos de batalha.São famosos por lutarem sem armaduras, utilizando apenas machados e se atirando ferozmente para cima de qualquer oponente.São facilmente confundidos com bárbaros, entram em estados de fúria letal quando estão nos campos de batalhas, esta fúria permite o Berserker lute por mais tempo e bata com mais força por mais tempo que o normal, enquanto recebe os golpes de seus inimigos como se fossem levem carícias.A Fúria de um Berserker é quando o mesmo canaliza sua fúria interior como único propósito de matar.
Assassinos:Os assassinos são especialistas na aplicação de golpes rápidos e mortais, treinados nas macabras artes do assassinato, o que inclui infiltração, disfarces, conhecimentos sobre anatomia, uso de venenos e artes macabras.Uma curiosidade a respeito dos tipos artonianos é que estes sentem-se profundamente ofendidos com a alcunha de “assassino”, preferindo serem chamados de “removedores de pessoas inconvenientes”.
Lanceiro:Com suas lanças à mão e seus fiéis companheiros dracônicos a seu lado, Lanceiros surpreendem seus inimigos com incríveis técnicas de salto, "chovendo morte sobre suas cabeças". Mais do que simples combatentes, estes especialistas obtém bênçãos e vantagens únicas de seus patronos, nada menos do que terríveis dragões de grande poder e idade. Como seus escravos, aliados, protetores ou caçadores pessoais, os Lanceiros são por isto também conhecidos como Cavaleiros dos Dragões, ou simplesmente Dragoons.
Os Lanceiros são Guerreiros extraordinários que misturam os seu grandes e talentosos saltos com os seus ataques de lança, com quais conseguem combater e abater grandes pressas. Qualquer inimigo despreparado pode cair facilmente perante seus poderosos ataques, mas o verdadeiro poder de um lanceiro é liberado quando enfrenta um grande monstro.Um Lanceiro pode ser escolhido por um Dragão para servi-lo ou obter suas graças por mérito e honra, no caso dos raros dragões bondosos, ou então pode ir até um deles e barganhar sua servidão ou aliança em troca de uma parcela de seu poder. Uma vez que o pacto seja selado, o que sempre envolve algum tipo de ritual, o Lanceiro estará ligado ao dragão até a hora de sua morte e dele receberá sua ajuda na forma de um pequeno ser dracônico, o qual o Lanceiro pode invocar de outros planos, e de algumas outras bênçãos. De onde estas criaturas vem ninguém sabe exatamente, mas dizem que são criadas diretamente por aquele que haveria criado todos os dragões, e que portar um pode atrair as graças de tal ser imediatamente, sendo um sinal de ligação direta com ele.
